domingo, outubro 22, 2006

Uma beleza, não é? Mas é carnívora...

1 comentário:

... disse...

Meu amigo... nem posso acreditar ... agora deu em aterrorizar as pessoas, com esta ideia de "Carnívoras"?
Qualquer pessoa menos avisada, iria pensar que esta bela flor seria capaz de lhe retirar um braço, uma perna, ou quisá ngoli-lo(a) por inteiro ...
Amigo!!! Vamos lá a por os pontos nos iiii ...

Ora aqui vai:

"As plantas carnívoras originaram uma mitologia que as apresentava como monstros terríveis, capazes até de vitimar pessoas. São, no entanto, bem mais modestas! Só poderão aparecer como monstros aos olhos dos insectos ou de outros pequenos animais que conseguem capturar.
***
A descoberta das plantas carnívoras no Sec XVIII deu origem a ideias muito bizarras e mitos no passado. Existem muitos relatos onde se dá a notícia de naturalistas ou exploradores que durante as suas viagens por regiões remotas se deparavam com alguns destes seres monstruosos, dos quais só muito dificilmente se libertavam ou então não mais regressavam. Em regra, eram consideradas "monstros terríveis", difundindo aromas deliciosos com que atraíam as vítimas - aves, macacos, cães e mesmo homens - para depois as envolverem em fortes tentáculos providos de sugadoiros, que as despojavam do sangue e da carne com os quais se banqueteavam. Alguns dos títulos de histórias do passado são bem ilustrativos destes mitos: "A flor da morte", "A videira Carnívora", "A árvore cobra", "A árvore que apanha macacos" "Uma árvore devoradora de Homens" e muitos outros.
(...) também denominadas insectívoras, representam um caso muito particular de adaptação de algumas espécies vegetais, pois capturam geralmente insectos para reforçar as suas necessidades alimentares."

Otília Correia e Miguel Porto in http://www.naturlink.pt
**
Reposta a verdade sobre a natureza destes seres, resta-me apenas dizer que para mim, que sou "Mel" - ou seja, o produto de uma Abelha Laboriosa-, podem ser, sem dúvida perigosas ... Amigo, já viu se a "minha" abelha se aproxima?
O que não lhe pode acontecer? ...
Resta-me pois, uma vez mais, agradecer por me ter recordado que existem estas espécies "perigosas" para os insectos ...
Vou fazer disto Eco lá nas Casinhas de Mel (a minha colmeia) ...
Um dia destes, quem sabe, escrevo um conto subordinado ao tema "Flores Carnívoras" ...
Vá até lá amigo ... que isto de ser visitado e não ser cortês em retribuir o gesto, não lhe fica bem ... afinal, tenho lá tantas flores!!!!
E, amante que é delas, gostará certamente de as visitar ...

Bjs de Mel ou AVeneziana
www.blog.comunidades.net/noitedemel